Secretaria Saúde de Roteiro realiza exames de Citologia Oncótica

Por Imprensa (sexta-feira, 30/07/2021)

A Secretaria Municipal de Saúde de Roteiro realizou nos dias 15 e 29 de julho um mutirão, que visou promover a saúde da mulher por meio da realização dos exames de Citologia Oncótica (CO), conhecido também por exame preventivo do colo do útero ou Papanicolau.

O mutirão ocorreu na UBS Eládio Marcelino e atendeu há mais de 120 mulheres. O exame de citologia oncótica conhecido é, no Brasil, a principal estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis. Também foram realizados testes rápidos com o objetivo de identificar precocemente doenças sexualmente transmissíveis.

Câncer de colo do útero
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o problema, em princípio, pode se manifestar em qualquer idade. Porém, é mais frequente na população jovem, sexualmente ativa, principalmente em mulheres com idade entre 25 e 65 anos.

Exame
A coleta é simples: durante o exame ginecológico, o profissional faz uma coleta das células do colo do útero, com uma espátula e escovinha. Essas células podem ser espalhadas diretamente em lâminas de vidro ou coletadas em meio líquido. Quando o rastreamento populacional é feito adequadamente, permite diminuir em mais de 70% a mortalidade por câncer do colo uterino.

Compartilhar
Logo Prefeitura de Roteiro / Alagoas
Siga-nos nas Redes Sociais
Endereço
Rua João Pedro, 551 Centro, Roteiro - Alagoas/Brasil
Cep: 57246-000

CNPJ: 12.264.248/0001-49
Telefone: (82) 3276-1125
Email: contato@roteiro.al.gov.br

Horário: Seg à Sex, das 8h às 14h
© 2024 Prefeitura Municipal De Roteiro - Todos os direitos reservados.