Prefeitura de Roteiro encerra 2017 sem atraso de salário e com avanços em políticas públicas

O prefeito Wladimir Brito fez uma retrospectiva de sua gestão em 2017

“Gestão pública se faz acima de tudo com responsabilidade. Os servidores não podem pagar pela crise que o país enfrenta”, disse o prefeito do município de Roteiro, Wladimir Brito, em entrevista onde faz um balanço de sua gestão em 2017. Wladimir enfatiza que, apesar da crise que comprometeu - entre muitos outros prejuízos para os cofres públicos brasileiros - o repasse do governo federal para os municípios, Roteiro saiu na frente de muitas gestões por conseguir manter a folha de pagamento sempre regularizada, respeitando os conformes da lei de responsabilidade fiscal. Não só os cargos contratados, efetivos e comissionados estão seus salários em dia, como os dois últimos receberam o 13º pagamento salarial. “E sempre vamos manter essa meta para os próximos anos de gestão”, afirma o prefeito.

Durante a entrevista, Wladimir parabenizou o trabalho das equipes que estiveram a frente das pastas e destacou algumas ações. A cidade encerra o ano com assinatura de ordem de serviço para saneamento do município e convênio para a apicultura local.

Uma educação de destaque

Entre os avanços para a educação da cidade, Wladimir destaca o programa estadual Escola 10, que visa colaborar nas ações do município voltadas para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e os investimentos - por meio do Formação pela Escola - em merenda qualificada e de forte teor nutricional para os alunos. Os projetos desenvolvidos pela rede municipal de ensino de Roteiro revelaram ainda a idealização de blocos de construção sustentáveis por alunos, levando a Prefeitura a subsidiar a produção e, com isso, impulsionar a renda local, beneficiar o meio ambiente e, ainda, fazer economia para os cofres públicos, já que o material é mais econômico, além de mais seguro.

Pauta nacional

Escolhido pelo Ministério da Educação como tema de redação este ano no Enem, a acessibilidade nas escolas para deficientes auditivos esteve na pauta de Roteiro. O município ofertou capacitações para que todos os professores da rede pública tenham aprendizado em libras. “Temos o lema “Alunos tem que estar na escola, independente de ser portador ou não de necessidades especiais”, diz o prefeito.

Olhar para a população em vulnerabilidade social

No social, Wladimir afirma que o município busca humanizar cada vez mais suas políticas públicas e cita o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos como importante instrumento. “Esse ano, como em cada um que passa, a gente vai ampliando esse serviço. Nós temos trabalhos desenvolvidos com idosos, crianças, temos projetos artísticos como o Ballet Municipal”, explica Wladimir, que dá ênfase ao programa “Comida na Panela”, que ocorre mensalmente e fornece cestas nutricionais e um frango para 800 famílias. Além do Criança Feliz, que acompanha o convívio familiar de mais de 100 famílias.

Uma saúde fortalecida

Já na saúde, o prefeito explicou que a pasta direcionou seu trabalho à conscientização da prevenção, com a mobilização de diversas ações em locais públicos que têm como foco facilitar o acesso da população ao contato com os profissionais da área, realizando exames e avaliações. Pontuou ainda Roteiro ter conquistado uma redução significativa de medicamentos e correlatos através do CONISUL, com uma economia de cerca de 40% no preço dos produtos, adquirindo mais medicamentos e mantendo todo o estoque público da cidade abastecidos. Ainda, a reforma da Unidade Básica de Saúde vereador Agenor Ribeiro, oferecendo uma estrutura moderna e qualificada para a prestação de atendimentos e procedimentos médicos.

Uma cidade que valoriza o esporte

A cidade possui uma escolinha de futebol, e com ela, revelou três atletas locais para um renomado clube esportivo alagoano. “Tivemos três atletas disputando no CRB uma etapa alagoana. Sempre fizemos investimentos no esporte, sei bem a importância que isso tem para nossos jovens”, disse Wladimir, que ainda explicou que a pasta privilegiou os veteranos, com a realização de campeonato.

Área de anexos